Buscar

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alunos da em Pastor Gerson Ferreira da Costa realizam primeira colheita da horta escolar



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Tathiana Gama


Nessa etapa eles colheram e trabalharam a temática da Rúcula, estudaram a composição, todos os valores nutritivos, vitaminas e benefícios em se alimentar com a hortaliça.

Desde que foi aplicado o Projeto Semeando Educação, as escolas e Centro Municipal de Educação Infantil vêm trabalhando com a dinâmica de hortaliças com os alunos. Agora foi a vez das crianças Escola Municipal Pastor Gerson Ferreira da Costa, realizar a primeira colheita da horta.

Nessa etapa eles colheram e trabalharam a temática da Rúcula, estudaram a composição, todos os valores nutritivos, vitaminas e benefícios em se alimentar com a hortaliça. Para as coordenadoras do projeto Edilene Araújo,Luiza Aparecida Santos construir uma horta, significa produzir alimentos de uma forma saudável, sem defensivos agrícolas contra pragas, além de enriquecer os conhecimentos dos alunos. “O principal objetivo do Projeto Semeando Educação é trazer a mesa das escolas e CMEI’s, um banquete saudável para alimentação das crianças através do aprendizado”, declarou Edilene.

Segundo a Secretária de Educação Lúcia Martinazzo, o verdadeiro objetivo é fazer com que os alunos, pais e professores se envolvam com a idéia da possibilidade e facilidade de se ter uma horta em casa. “O objetivo é que toda a produção seja voltada aos alunos e familiares. O sucesso do projeto residirá no quanto a escola conseguirá trazer junto as famílias, pois esta proximidade será benéfica ao desenvolvimento das crianças, porque envolve igualmente os professores e a estes facilita a interação com os pais, foco de interesse constante dos educadores”, concluiu a secretária.

Os alunos, desde os da Educação Infantil aos que estão nos últimos anos do Ensino Fundamental, acompanham, brincam, estudam e ajudam, desde o preparo do solo, plantação, cuidados durante o crescimento, colheita e cuidados de preparo.

Além do conhecimento adquirido os alunos vêem os resultados na alimentação que é oferecida na escola. Os frutos do trabalho com a terra. “A primeira safra retirada da horta foi direta para a cozinha da escola, para ser saboreada no almoço da turminha”, disse. “Eu gosto de plantar, porque saber que nós estamos comendo aquilo que nós plantamos é muito bonito”, completou Jonatan Machado Nascimento, 10 anos aluno da 3ª série.

Além da rúcula, a horta escolar da EM Pastor Gerson Ferreira da Costa também planta alface, chicória, couve, beterraba, cenoura, coentro, espinafre, salsinha, cebolinha e berinjela.



Alunos aprovam horta escolar e em casa

A elas estão sendo ensinadas as técnicas de adubação, plantio, replantio, conservação, manuseio e colheita.

Vagner da Silva Oliveira, 11 anos, aluno da 3ª série, diz que é muito legal ter uma horta na escola e que levou a idéia para casa, onde planta e cuida da horta com a ajuda dos pais e da irmã. “Lá em casa também tenho uma horta, só não deixo os cachorros chegarem perto”, disse Vagner.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário