Buscar

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Professores se preparam para a 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Elza Rodrigues



A Secretaria Municipal de Educação (SME), juntamente com os professores da Rede Municipal de Ensino, irão participar da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, com tema "Escrevendo o Futuro".

A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolvem ações de formação de professores e promove um concurso bienal de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País.

De acordo com a coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação (SME), Nilse Flores, Seropédica está inscrita e através do brilhante trabalho dos professores espera-se valorizar a interação dos alunos em suas produções. “Ao escrever os textos os alunos devem resgatar histórias, estreitar vínculos com a família e a comunidade o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania”, declarou Nilse Flores.

Nilse Flores informa que está orientando os professores para realização das oficinas de elaboração dos textos que serão desenvolvidos em sala de aula no período de junho a setembro, quando será a etapa final do concurso no município, mas esperamos prosseguir para outras etapas, Estadual, Regional e Nacional. “O objetivo principal da Olimpíada é incentivar o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita em alunos, na tentativa de contribuir para a melhoria do ensino público”, disse.

A Olimpíada de Língua Portuguesa deste ano tem como tema: O Lugar Onde Vivo. Este tema busca fazer com que os alunos e professores observem suas cidades com distanciamento crítico, devendo os alunos avaliarem as potencialidades, as carências locais ou o impacto emocional provocado por uma realidade.

Para cada série do Ensino Fundamental e Médio é adotado um gênero de texto com temas diferentes. Nesta edição, as categorias são Poema, para os 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias, para os 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, Crônica, para os 9º anos do Ensino Fundamental, e Artigo de Opinião, para os 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Ao fazer a adesão, os professores participam de cursos presenciais e à distância, visando preparar os alunos para a produção dos textos e participação das Olimpíadas, em etapas regionais e nacionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário